Entrevista com Giuliano Furquim - DUBLIN, IRLANDA

25 de março de 2010
Giuliano Furquim é carioca, tem 26 anos, e voltou a pouco tempo de um intercâmbio de trabalho e estudo na Irlanda, onde ficou por um ano. Nessa entrevista ele conta todos os detalhes dessa incrível viagem.


Explique os detalhes do seu intercâmbio. Como ele funcionava?

Eu fiz um programa de 1 ano de curso de inglês, sendo 6 meses de aula e 6 meses de férias. O programa me dava o direito de trabalhar por 20 horas semanais durante as aulas e 40 horas semanais durante as férias. Eu não tenho certeza se esse programa ainda existe.

Estudei na Abbey college, que fica localizada na Dame Street, no centro de Dublin.


Porque você escolheu fazer um programa de intercâmbio na Irlanda?

Minha decisão quanto a Irlanda foi a facilidade e agilidade no ingresso do curso, eu estava com pressa, por isso esses fatores foram decisivos.


Chegando lá, quais foram as suas impressões?

Primeiro fiquei um pouco assustado quanto ao sotaque Irlandês. Quando cheguei fui direto a family host e no caminho tive a impressão de que Dublin seria uma cidade muito de interior. O taxista foi extremamente atencioso e já deu algumas dicas de locomoção do bairro que iria ficar. Depois ao chegar à family host tive informações melhores.


Além da parte boa, houve algo que você achou estranho ou não gostou?

Como qualquer outra cidade, tem bairros e pessoas preconceituosas, temos apenas que saber aonde não ir.


Se você pudesse escolher 3 características da Irlanda para aplicar no Brasil, quais seriam?

Transporte público eficiente, limpeza da cidade, e os pubsssss!


Qual foi a melhor coisa que aconteceu na sua viagem?

A troca de cultura entre várias nacionalidades.


E a pior?

Ter que trabalhar... Hehehe


Como é a sua rotina no intercâmbio? O quanto ela é diferente da sua rotina no Brasil?

Primeiro que temos que estar sujeitos a fazer todo o tipo de trabalho. Eu trabalhei em uma loja e também entregando jornal. Minha rotina era acordar cedo, trabalhar no horário comercial, sair e fazer o meu curso de inglês. Durante os finais de semana eu procurava viajar ou curtir Dublin (Parques principalmente).

A grande diferença é que na Europa em geral esses empregos pagam todas as contas.


A adaptação foi fácil/difícil? Qual o conselho que você pode dar para quem está indo a Dublin para ajudar na adaptação?

A adaptação mais difícil foi pelo sotaque irlandês, o resto é não ter vergonha e perguntar tudo. Ter muita cara de pau.

É muito interessante procurar moradia o mais rápido possível através do site www.daft.ie .


Qual era o seu programa preferido em Dublin?

Visitar os parques em geral e alugar um carro para viajar pela costa da Irlanda.


E a vida noturna?

Muito louca! Os irlandeses bebem muito, portanto tem que tomar cuidado pra não fazer feio. As noitadas são selecionadas e pra quem gosta de música eletrônica tem muitas after parties. Bom, pelo menos enquanto eu morava lá fazia muitas.


Quem for a Dublin não pode deixar de?

Conhecer os clifs, howth, malahaid, a costa da Irlanda... E tomar um porre de guinness!!!!

Nenhum comentário:

Link-me